Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Se houver alunos ausentes, é interessante que vocês mantenham contato com eles, através de telefone ou email.
- Perguntem: Vocês já estudaram sobre as Portas de Jerusalém? O que sabem sobre isto?
Aguardem as respostas e em seguida iniciem o estudo do tema.
- Esta lição apresenta o estudo de apenas 07 das 12 portas de Jerusalém. Sugiro que vocês trabalhem a simbologia de todas elas. Para complementar, procurem informações, pesquisando em livros e/ou sites confiáveis sobre o tema.
- Para apresentação deste estudo, sugiro que vocês organizem uma tabela com os seguintes itens:
Nome da Porta | Referência | Finalidade da Porta | Simbologia | Referência |
Com a utilização dessa tabela, o estudo ficará mais didático.
- Vocês também podem optar por outra atividade: apresentar o nome de cada porta à medida que for apresentando as informações de cada uma.
- Para ilustração do tema, apresentem um mapa das Portas de Jerusalém.
- Utilizem a dinâmica “Porta”.
- Para finalizar a aula, leiam o texto “O Poder da Porta Negra”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
15 de outubro – Dia do Professor

“Não basta ser professor. É preciso ser mestre na arte de ensinar”.
Dinâmica: Portas
Objetivo: Aplicar o tema da aula à vida do aluno.
Material: ¼ de uma folha de papel ofício com uma figura de porta(s), para cada aluno.
Procedimento:
Porta é um local de passagem entre dois ambientes, entre situações conhecidas, desconhecidas, confortáveis ou não.
A porta pode nos trazer a ideia de segurança, proteção, defesa, aprisionamento.
A porta nos dá a opção de abrir ou fechar de acordo com a finalidade ou situação.
- Entreguem para os alunos ¼ da folha de papel ofício com uma figura de porta(s).
- Solicitem que os alunos reflitam, individualmente, que tipo(s) de porta precisa abrir ou fechar em sua vida. Os alunos podem acrescentar outras portas, além das estudadas nesta lição, de acordo com sua necessidade.
- Deixem os alunos à vontade para apresentar ou não, suas respostas.
- Para concluir, façam uma oração pelos alunos e, em seguida, solicitem que guardem esta atividade, para momentos posteriores, a sós com Deus.
Texto de Reflexão: O Poder da Porta Negra
No país das Mil e Uma Noites havia um rei que costumava levar os prisioneiros de guerra a uma enorme sala. Lá ficavam enfileirados, e o soberano gritava:
- Vou lhes dar uma chance. Olhem para o lado direito!
Nessa direção, estavam alguns soldados armados com arco e flechas, prontos para ação.
- Agora, continuava o rei, olhem para o lado esquerdo.
Então, eles viam uma porta negra, decorada com figuras assustadoras.
O rei posicionava-se no centro da sala e ordenava:
- Vocês têm duas escolhas: morrer cravados por flechas ou... abrir aquela porta e enfrentar o que ela reserva para vocês. Decidam!
- Quero morrer flechado! Prefiro isso a ser trancado lá dentro.
Um dia, porém, a guerra acabou. Depois de algum tempo, um dos saldados estava varrendo a sala, quando surgiu o rei. Ele fez uma reverência e, meio sem jeito, indagou:
- Oh, majestade, sempre quis saber... o que tem além daquela porta?
Ao que o rei respondeu:
- Vá lá, abra e veja você mesmo!
Trêmulo, o soldado virou a maçaneta devagar e viu um raio de sol invadir a sala. Abriu um pouco mais e sentiu o cheiro da relva. A porta dava para uma grande estrada. Era a... liberdade!!!
Autor desconhecido.
fonte: Atitude de Aprendiz
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